Processo de Investimento

Como praticantes da filosofia fundamentalista Value Investing, seguimos com disciplina um processo de investimento que envolve análise seletiva e gestão de risco.

Análise de Investimentos

Foco no longo prazo
Quando escolhemos uma empresa para investir, a nossa intenção não é somente tornar-se acionistas da empresa, mas também parceiros do grupo controlador. Investimos no longo prazo porque sabemos que o valor intrínseco da empresa é reconhecido com o passar do tempo.

Qualidade
Investimos em poucas empresas (aprox. 15) de grande porte nos setores de  eletricidade, siderurgia, varejo, bancos e infra-estrutura.

As empresas que selecionamos para investir estão alocadas em setores que possuem altas barreiras de entrada, vantagens competitivas sustentáveis e fortes fundamentos que permitem um crescimento consistente e alta geração de pagamento de dividendos nos próximos anos.
Nossos investimentos estão focados em empresas com alto potencial para melhorar seus balanços financeiros e com capacidade de propiciar altos retornos sobre o capital investido no médio prazo.

Procuramos empresas que são negociadas a baixos múltiplos a fim de adquiri-las a preços atraentes e vendê-las quando avaliarmos que as mesmas tiverem alcançado seu valor justo.

Em conjunto, analisamos criteriosamente a gestão da empresa, procuramos qualidades como eficiência, transparência e experiência profissional a fim de identificar a sua habilidade em desenvolver e executar uma estratégia que agregará valor à empresa.

Para encontrar essas raras empresas que se encaixam com as nossas exigências, conduzimos pesquisas proprietárias que se baseiam em fundamentos. Nós vamos além do que é publicado e do que está disponível para o público geral. Além de ler e estudar extensivamente sobre cada publicação das indústrias das empresas prospectadas e investidas através de artigos de jornais, press releases, balanços financeiros e outras formas de comunicação com os investidores, nosso diferencial está na insistência em visitar todas as empresas e as suas instalações para checarmos o progresso e entender melhor os planos da empresa com os seus colaboradores.

Através dessa abordagem dinâmica, podemos descobrir ótimas oportunidades que o mercado não reconheceu.

Para complementar a nossa análise de investimentos, trocamos freqüentemente idéias com outros gestores, acionistas, antigos colaboradores, clientes, fornecedores e competidores.


Gestão de Risco

A filosofia de Value Investing não considera como risco a volatilidade dos preços de mercado no curto prazo (isto é, dia a dia, semana a semana ou mês a mês).

Pelo contrário: se entendida adequadamente, a volatilidade de preços no curto prazo proporciona excelentes oportunidades para os investidores e deve ser encarada como uma fonte de retorno.

Inversamente, existe risco real quando a volatilidade dos preços de mercado apresentar
comportamento que indique:

  • Problemas nos fundamentos da empresa;
  • Impactos adversos na viabilidade de longo prazo da empresa.

A equipe de investimentos GWI tem profunda preocupação em gerenciar a alavancagem e a liquidez do portfólio.

Alavancagem
Três variáveis são de importância crítica:

  • Chamada de margem
  • Nível de garantia
  • Excesso de margem (= Nível de Garantia - Chamada de margem)

Gerenciamento de risco de alavancagem resulta em Gerenciamento e controle de excesso de margem: o excesso de margem nunca pode ser negativo.

Para garantir que o excesso de margem seja sempre positivo: ferramentas estatísticas avançadas para monitorar continuamente a chamada de margem e o nível de garantia dadas suas exposições ao risco.

Liquidez
Gestão Qualitativa e Gestão Quantitativa

2014 GWI Asset Management, todos os direitos reservados.