Processo de Investimento

Como praticantes da filosofia fundamentalista Value Investing, seguimos com disciplina um processo de investimento que envolve análise seletiva e gestão de risco.

Análise de Investimentos

Foco no longo prazo
Quando escolhemos uma empresa para investir, a nossa intenção não é somente tornar-se acionistas da empresa, mas também parceiros do grupo controlador. Investimos no longo prazo porque sabemos que o valor intrínseco da empresa é reconhecido com o passar do tempo.

Qualidade
Investimos em poucas empresas (aprox. 15) de grande porte nos setores de  eletricidade, siderurgia, varejo, bancos e infra-estrutura.

As empresas que selecionamos para investir estão alocadas em setores que possuem altas barreiras de entrada, vantagens competitivas sustentáveis e fortes fundamentos que permitem um crescimento consistente e alta geração de pagamento de dividendos nos próximos anos.
Nossos investimentos estão focados em empresas com alto potencial para melhorar seus balanços financeiros e com capacidade de propiciar altos retornos sobre o capital investido no médio prazo.

Procuramos empresas que são negociadas a baixos múltiplos a fim de adquiri-las a preços atraentes e vendê-las quando avaliarmos que as mesmas tiverem alcançado seu valor justo.

Em conjunto, analisamos criteriosamente a gestão da empresa, procuramos qualidades como eficiência, transparência e experiência profissional a fim de identificar a sua habilidade em desenvolver e executar uma estratégia que agregará valor à empresa.

Para encontrar essas raras empresas que se encaixam com as nossas exigências, conduzimos pesquisas proprietárias que se baseiam em fundamentos. Nós vamos além do que é publicado e do que está disponível para o público geral. Além de ler e estudar extensivamente sobre cada publicação das indústrias das empresas prospectadas e investidas através de artigos de jornais, press releases, balanços financeiros e outras formas de comunicação com os investidores, nosso diferencial está na insistência em visitar todas as empresas e as suas instalações para checarmos o progresso e entender melhor os planos da empresa com os seus colaboradores.

Através dessa abordagem dinâmica, podemos descobrir ótimas oportunidades que o mercado não reconheceu.

Para complementar a nossa análise de investimentos, trocamos freqüentemente idéias com outros gestores, acionistas, antigos colaboradores, clientes, fornecedores e competidores.


Gestão de Risco

A filosofia de Value Investing não considera como risco a volatilidade dos preços de mercado no curto prazo (isto é, dia a dia, semana a semana ou mês a mês).

Pelo contrário: se entendida adequadamente, a volatilidade de preços no curto prazo proporciona excelentes oportunidades para os investidores e deve ser encarada como uma fonte de retorno.

Inversamente, existe risco real quando a volatilidade dos preços de mercado apresentar
comportamento que indique:

  • Problemas nos fundamentos da empresa;
  • Impactos adversos na viabilidade de longo prazo da empresa.

A equipe de investimentos GWI tem profunda preocupação em gerenciar a alavancagem e a liquidez do portfólio.

Alavancagem
Três variáveis são de importância crítica:

  • Chamada de margem
  • Nível de garantia
  • Excesso de margem (= Nível de Garantia - Chamada de margem)

Gerenciamento de risco de alavancagem resulta em Gerenciamento e controle de excesso de margem: o excesso de margem nunca pode ser negativo.

Para garantir que o excesso de margem seja sempre positivo: ferramentas estatísticas avançadas para monitorar continuamente a chamada de margem e o nível de garantia dadas suas exposições ao risco.

Liquidez
Gestão Qualitativa e Gestão Quantitativa

São Paulo 3.900 Brig. Faria Lima Av. • 6th Floor • 04538-132 • +55 11 3702 3200 | New York 415 Madison Avenue • Room 1516 • 10017 • +1 646 673 8516 | gwi@gwibank.com.br

A GWI Asset Management S.A. não comercializa quotas de fundos de investimentos ou qualquer outro ativo financeiro. A rentabilidade obtida no passado não representa garantia de resultados futuros. É recomendada a leitura cuidadosa do prospecto e regulamento do fundo de investimento pelo investidor ao aplicar seus recursos. Fundos de Investimento não contam com garantia do administrador, do gestor da carteira, de qualquer mecanismo de seguro, ou ainda, do Fundo Garantidor de Créditos/FGC. A rentabilidade não é líquida de impostos. O fundo de ações pode estar exposto à significativa concentração em ativos de poucos emissores, com riscos daí decorrentes. O objetivo do fundo é superar as oscilações do IBovespa, através de uma política de investimento ativa. Público alvo: investidores pessoas físicas e jurídicas em geral, que objetivem performance diferenciada em investimentos em renda variável. Aprovada transformação em 10/1/07 ofício CVM sin/gii-2/33-07; GWI Classic FIA utiliza estratégias com derivativos como parte integrante de sua política de investimento. Tais estratégias, da forma como são adotadas, podem resultar em significativas perdas patrimoniais para seus cotistas. Em atendimento à Instrução CVM nº 465, desde 02/05/2008, os fundos de renda variável deixaram de apurar sua rentabilidade com base na cotação média das ações e passou a fazê-lo com base na cotação de fechamento. Assim comparações de rentabilidade devem utilizar, para períodos anteriores a 02/05/2008, a cotação média dos índices de ações e, para períodos posteriores a esta data, a cotação de fechamento”, em atendimento a circular 018/08 na ANBID. Categoria ANBID: Ações Ibovespa Ativo, administrado por BNY Mellon Serviços Financeiros DTVM SA e gerido por GWI Asset Management S.A. Taxa de administração: 1,50% aa. Dado que o GWI Classic FIA admite aplicação em cotas de fundos de investimento, a taxa de administração máxima será de 1,55% aa, taxa de performance semestral: 25% sobre o que exceder o IBovespa. Data de constituição do fundo: 10/01/2007. Data de início de atividades: 12/02/2007. O pagamento do resgate é feito no 10º dia útil após o pedido de resgate, utilizando-se a cota de fechamento do 5º dia útil após o pedido de resgate. PL médio dos últimos 12 meses é de R$ 34.382.786.

2014 GWI Asset Management, todos os direitos reservados.